Comparando a balística do BF com o ArmA.

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Comparando a balística do BF com o ArmA.

Mensagem por L0rdVict0r em Dom Ago 17, 2014 6:38 pm

Tentei colocar o Sniper Ghost Warrior 2 aqui, nesta comparação mas não encontrei muitas informações a respeito da balística no jogo. Irei comparar a velocidade, vento, gravidade, etc dos dois jogos e do ArmA, irei comparar com o ACE mod também.

Velocidade dos projéteis :

BF : Varia com o jogo. No BFBC2, por exemplo, todos os projéteis voam a 600fps[1], em torno de 182.88 m/s. No BF3, a velocidade das armas é bem maior. Chegando a 650 m/s da M98B[2][3] e no BF4, apesar da SRR-61 ter bem menos drop, o tiro dela tem 620m/s de velocidade.[4] Cabe lembrar que nestes jogos citados, a velocidade do projétil é constante.

ArmA 2 : A velocidade também varia de acordo com a arma, contudo, o jogo é bem mais realista no ponto que o projétil geralmente sai do cano com mais velocidade que no BF, mas perde velocidade a medida que o projétil viaja. Por exemplo, de acordo com o fórum da BI[5] um tiro de SAIGA com munição slugs, sai do cano com 387.556m/s, mas ao atingir um alvo a 500m, possui 29.0898m/s de velocidade. Cerca de 7.5% da velocidade inicial. O que é compreensivo, pois espingardas, mesmo com slugs não são feitas para acertar um alvo a 500m. Já a M107, sai do cano com 849.986m/s de velocidade e atinge o alvo a 663.827m/s. Mantendo 78.0986% da velocidade. Algo bem realista, mesmo se comparado com os dados da própria fabricante da M107[6]

Bullet drop e windage:

BF : O bullet drop varia de acordo com o BF e velocidade do projétil. Projéteis mais rápidos possuem menos drop. Isto só passou a ter exceção no BF4, quando fizeram a SRR-61, que é mais lenta que a M98B(620 m/s vs 650 m/s)[7] possuir bem menos bullet drop, por ser afetado a 6 m/s², não 9.81 m/s², como a M98B.

ArmA : O drop é bem realista. Por exemplo, de acordo com a Barrett, um projétil no calibre. 50 BMG a 500m, cai por volta de 46 in ou 1.16m[6], já de acordo com o fórum da BI, o projétil da M107, no jogo cai 1.14m[8]

ArmA + ACE mod : Lembra que eu disse que o ACE mod faz o arma ficar bem mais realista? Pois bem, ele adiciona windage e os ajustes de mira ficam bem mais complicados. O vídeo a seguir, esta em inglês(se alguém que não sabe quiser ver, vou tentar explica-lo).



Basicamente, o mod adiciona windage e faz os ajustes de mira ficarem bem mais complicados. Ao invés de você simplesmente ajustar até a distância correta, você deve calcular os MOA(minuge of angle)[9], para só então, ajustar a mira. A arma que você vê no vídeo é uma TAC-50, que vem com o ACE mod.

Penetração em blindagens e edificações :

BF : Tirando no BFBC2, BF2 e no BF P4F, no BF3 e no BF4, mesmo as snipers e metralhadoras de calibre mais pesado não causam dano algum em veículos. Mesmo os que tem pouca(ou nenhuma blindagem). Até mesmo a CheyTac M200, que pode ser considerada um AMR(anti material rifle)[10], causa dano nulo nos veículos. Mesmo com um calibre bem pesado e forte. A AMR e a Barrett disponíveis como power gun, causam dano, mas um dano mínimo na maioria dos veículos e vem com munição insuficiente para acabar com toda a vida de um helicóptero. Ela causa 4 pontos de dano em veículos e você só pode carregar 22 munições(10 - pente + 1 - câmara + 11 - reserva) o que torna impossível destruir um helicóptero com a vida cheia com ela.

ArmA : A penetração das armas em veículos e edificações é bem realista. Por exemplo, uma M134 minigun, no calibre 7.62×51mm NATO[11] pode facilmente atravessar blindagens leves e edificações, como se fosse papel. Diferentes calibres tem diferentes poder para penetrar ou ricochetear e tudo isto, afeta os projéteis em sua velocidade e força[12]

Conclusão : A balística do ArmA é incrivelmente realista, principalmente com o ACE mod. O BF é um bom jogo, mas é um jogo arcade.

Fontes :

1 - http://joinaclan.com/2010/04/battlefield-bad-company-2-weapon-damage-chart-and-other-breakdowns/
2 - http://docs.google.com/spreadsheet/pub?hl=en_US&key=0AlINQyZ1u1XzdFc2VFYtUU9mbkNTWV8teFE4YUhka1E&hl=en_US&gid=0
3 - http://battlefield.wikia.com/wiki/M98B
4 - http://symthic.com/bf4-weapon-info?w=SRR-61
5 - http://forums.bistudio.com/archive/index.php/t-93262.html
6 - http://barrett.net/ammunition/50bmg
7 - http://symthic.com/bf4-compare?SRR-61_vs_M98B
8 - http://forums.bistudio.com/showthread.php?t=80754
9 - http://nssf.org/video/facts/MOA.cfm
10 - http://guns.wikia.com/wiki/CheyTac_Intervention
11 - http://en.wikipedia.org/wiki/Minigun
12 - www.youtube.com/watch?v=cix07R1vlhI
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Re: Comparando a balística do BF com o ArmA.

Mensagem por -ES-BobLee em Seg Ago 18, 2014 2:00 pm

Muito bom, parabéns cara!
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Re: Comparando a balística do BF com o ArmA.

Mensagem por ElCampero em Ter Ago 19, 2014 5:31 pm

Só uma corresão. A CheyTac é bastante usada pra combate infantaria e não veículos. No cod mw2 ela mal derrubava os scorestraks
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Re: Comparando a balística do BF com o ArmA.

Mensagem por L0rdVict0r em Ter Ago 19, 2014 11:45 pm

ElCampero escreveu:Só uma corresão. A CheyTac é bastante usada pra combate infantaria e não veículos. No cod mw2 ela mal derrubava os scorestraks

Desculpe, mas não é um engano não. O calibre dela é bem forte, ele pode ser comparável ao famoso .50 BMG, sem ser .50 BMG co munição explosiva.

"The high remaining kinetic energy characteristics of the 419 grain projectile make it a very effective anti-material rifle(...)however, the remaining energy of the .408 Chey Tac is higher than that of the .50 caliber rifle. Ranges past 700 yards are the realistic engagement-range for anti-material rifles.

And to explain how extreme this is in comparison, the CheyTac system can destroy any material the .50 BMG round can destroy unless an explosive round is required."
Fonte : http://guns.wikia.com/wiki/CheyTac_Intervention

A respeito da munição explosiva, tem o famoso Raufoss Mk 211

Img retirada de : http://en.wikipedia.org/wiki/Raufoss_Mk_211
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Re: Comparando a balística do BF com o ArmA.

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